17 março 2016

A horrível vida dos paus mandados

Você consegue conceber uma vida assim, de pau mandado? Estar debaixo de autoridade é uma coisa; ceder a mente é outra. Em todo esse imbróglio de corrupção do governo, topamos estupefatos com gente que trocou sua liberdade e sua consciência por um sonho... ou por grana. Ou os dois. Neste exato momento, paus mandados do PT esperam novas orientações do partido para saber como argumentar - ou melhor, como construir algo minimamente inteligível dentro da novilíngua - contra a lei e contra a justiça, fazendo de conta de que são vítimas de ilegalidade e perseguição. Essas expressões que você ouve em uníssono na boca deles - "democracia", "estado de direito", "estado policial" - não representam mais a realidade, mas são construções de mentes como a de Lula dizendo a Mino Carta o que e como escrever. O PT atua como um corpo coeso vociferando as mesmas palavras e reverberando as mesmas emoções diante de um ídolo. Para tal, é necessário abdicar de ser pessoa. Como deve ser isso? Não consigo conceber nem por um segundo.

Mas o corpo de Jesus, que é a igreja, não é massa amorfa. Somos preservados como seres singulares. Só Ele pode ocupar um lugar tão alto sem anular a individualidade e a pessoalidade. Esse é um lindo aspecto da Boa Nova que precisamos anunciar com força nestes tempos difíceis.

O oposto do pau mandado? Muitas vezes, será isto aqui (explicações aqui): um contra a massa na festa dos horrores que foi a posse de Lula à Casa Civil, sob gritos de "não vai ter golpe" em pleno golpe, hostilizado, agredido e xingado de "fascista". Se não fosse a polícia, seria linchado. Parabéns, Deputado Major Olímpio! Precisamos de mais pessoas com a sua coragem!

Nenhum comentário: