30 outubro 2013

Na companhia dos fariseus

Tendências do coração se revelam no teor das perguntas do tipo pode/não pode: Crente pode ouvir música "do mundo"? Pode ver filmes de terror? Pode sair com amigos que não são cristãos? Pode? Pode? Pode?

Sem entrar no mérito de cada um desses assuntos, uma resposta não condescendente para todas as perguntas do tipo pode/não pode que não são diretamente abordadas pelas Escrituras é: você precisa se conhecer. Faça um autoexame: se você sente que, ao entrar em contato com "músicas do mundo", filmes de terror e amigos descrentes, você acaba se deixando levar por pensamentos e sentimentos anti-Deus em vez de encarar tudo isso redimidamente, com olhos cristãos, pense bem. Se o que está fora vai ecoar, incentivar e confirmar o que já está dentro, melhor não fazer. Essa é a visão correta: você precisará enfrentar as dúvidas sabendo que é dentro que se encontra o que está contaminado, não fora (Mt 15.11). Se você resiste a essas coisas externas na perspectiva de que elas vão contaminar a sua, digamos, "pureza interior", você está na companhia dos fariseus - e vai ser necessário cuidar desse problema em primeiro lugar.

9 comentários:

Rafael Santos disse...

MUITO BOM! PRA MELHORAR É SÓ POSTAR TODO SIA! ^^

Fábio Paiva disse...

Olá Norma Braga!

Creio que a linha é muito tênue,se por um lado devemos ser luz no mundo, e sal na terra...ou seja devemos "estar" no mundo.Por outro lado, o "caminho" do cristão,as "vontades" do cristão,sempre irão se antagonizar com os caminhos e vontades dos incrédulos.O que vc acha?

Anônimo disse...

Legal!!!

Irene Costa disse...

Concordo plenamente, Norma!

Neto disse...

Com sua licença Norma, estou postando isso no facebook com os créditos. :)

Norma disse...

Perfeito, Fábio! Isso é "estar no mundo sem ser do mundo".

Sim, Neto, pode sim! :-)

Unknown disse...

Olá Norma! Texto muito oportuno. que Deus a abençoe!

cafeegraca.blogspot.com

Bell D'Elia disse...

Norma, nos conhecemos ontem na apresentação de Stenio na PIB Pirangi, esse texto curtinho veio justamente no momento certo pra mim, essa semana passei por algumas situações complicadas, uma garota solteira que eu adicionei no face (cristã/reformada) começou a me expor, falando sobre o uso de biquini,eu uso biquini, claro que não escandalosos, mas uso. E ela começou a postar no face dela coisas ofensivas, sobre imoralidade, indecência, falta de governo do marido, enfim, uma coisa feia demais, fiquei triste, apesar do meu esposo me tranquilizar a respeito eu me entristeci, e esse seu texto tão curtinho veio colocar um ponto final nesse acontecimento pra mim. MUITO OBRIGADA. Um beijo.

Norma disse...

Bell, fiquei feliz da vida com seu comentário!!! Sei o quanto o farisaísmo pode destroçar o coração das pessoas... Que Deus continue lhe dando firmeza e alegria na Sua Palavra! Deus abençoe você e seu esposo!